A familiaridade de Alcides Mello com a cultura nordestina vem de berço.Ele estudou música logo cedo e com 15 anos já participava de musicais de protesto do movimento estudantil em sua terra, interpretando musicas de Juca Chaves e Ari Toledo, durante a década de 60. Ele se tornou um dos compositores sergipanos mais influentes de sua geração, liderando movimentos de emancipação de música em seu estado e no nordeste, como a criação da Coletiva de Música de Sergipe; a organização da Primeira Reunião de Gente de Música do Nordeste, na Paraíba; a fundação do Movimento Pró-Cooperativa de Música de Sergipe; a idealização do Projeto Pró-Disco e se notabilizou fazendo shows em teatros, boites e casas noturnas da capital sergipana na década de 70. Fez dois grandes shows em Aracaju: "Eletrozabumbada" e "Mamageroma" e participou de dezenas de shows coletivos de música. Ele ganhou, nos anos 70 e 80, os dois mais importantes festivais de música do Estado de Sergipe: o Primeiro Festival Estudantil de Música, em 1971, com a música "Retirantes"; e o Primeiro Festival Sergipano de Música, em 1981, com a música "Mercado Thales Ferraz". Como agente cultural, trabalhou na Subsecretaria de Cultura e Arte de Sergipe e organizou, nesta oportunidade, Festivais de Sanfoneiros e Repentistas no estado e idealizou outros projetos culturais como: Rodoviarte, Feira de Arte e Artesanato no Centro de Turismo de Sergipe, Festivais Estudantis de Música, entre outros,que se sucederam até vir para Uberlândia em 1983. Nesta cidade se tornou Secretário Municipal de Serviços Urbanos, em 1988; Secretário Municipal de Cultura, em 2003/2004;além de ocupar varios cargos de diretoria e chefia em órgãos públicos estaduais e em gabinetes parlamentares.Como artista, fez dois grandes shows no Teatro Rondon Pacheco, em Uberlândia: "Pombos da F.E.P.A.S.A.", em 1992; e "Marraio", em 2004. Participou de dezenas de shows coletivos na UFU - Universidade Federal de Uberlândia, em praças públicas e nos projetos do Palco Móvel da Secretaria Municipal de Cultura, na periferia da cidade. Entre 2002 e 2004, foi Presidente da Associação dos Nordestinos em Uberlândia e atualmente é o Presidente do Centro de Tradições Culturais Nordestinas de Uberlândia.Alcides Mello tem várias músicas gravadas por outros compositores sergipanos, como Joésia Ramos, Paulo Lobo, Neu Fontes e Lula Ribeiro, além de discos coletivos de Festivais de Música em Sergipe.No rádio uberlandense ele produz e apresenta o programa "Canta Nordeste", ao vivo, na FM UNiversitária, 107.5, todo sábado das 7:00 às 8:00 hs, http://www.universitariafm.ufu.br


10 comentários:

Raffer disse...

Grande Alcides! Falei que iria visitar o seu blog e aqui estou. Aproveito pra deixar o link do meu blog - o Opas & Obas!, onde irei comentar sobre o nordestinado aqui, ok?

http://opaseobas.com

abração e até mais na faculdade...rs

Design de Moda disse...

Boa tarde!
Somos alunas do 5° período do curso de Design de Moda da Unitri.
Gostaríamos que, se possível, nos concedesse uma entrevista sobre as tradições nordestinas e sobre o Centro de Tradições Culturais Nordestinas de Uberlândia, visto que nos foi solicitado na diciplina Cultura Popular ministrada pelo professor Sebastião Vianney, uma pesquisa sobre a cultura nordestina, com ênfase na festa de São João.Pesquisa esta que no final será toda voltada para a moda.
Agradecemos a atenção
Bruna Costa - brun1nhaaa@yahoo.com.br
Camila Fernandes - camilafernandes.moda@hotmail.com
Carla Mahler - carlamahler@hotmail.com

Pró-Cultura Alternativa disse...

Alcides, prazer em visitar o seu blog. Vamos difundir a cultura nordestina.O meu blog é sobre cultura e artes. Vamos divulgar a programação do "Canta Nordeste". Me mande um email com os dados e algumas fotos, e se possível, ajude na divulgação do Alternativa. Abração e saudade dos nossos debates na facul... http://proculturaalternativa.blogspot.com/

Ronaldo Pedroso

Robisson de Albuquerque disse...

salve cabra da peste !!!

rssssssssssss

tamo junto e misturado

bjos
não esqueçe a manga rosa
hein

ARMANDO MAYNARD disse...

Caro Alcides, parabéns pelo trabalho de divulgação de nossa região. No meu blog "Fetiche de Cinéfilo" você vai poder matar um pouco da saudade de sua terra natal, lembrando dos antigos cinemas de rua de Aracaju. Um abraço, Armando.

Unknown disse...

ALCIDES, TUDO BEM? PRIMEIRAMENTE FELICITO-O PELO EXCELENTE BLOG MUITO EDUCATIVO, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER. PRECISO ENTRAR EM CONTATO CONTIGO, POR ISSO PEÇO QUE ME MANDE SEU TELEFONE PELO EMAIL - KPESSOACAM@HOTMAIL.COM ( COLOQUEI EM LETRAS MAIUSCULAS PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO, MAS SÃO MINUSCULAS, COMO VC SABE ) O ASSUNTO É MÚSICA E SE FOR POSSÍVEL PEÇO QUE ME MANDE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. AGRADEÇO SUA ATENÇÃO . ABRAÇOS! E VIVA O NORDESTE!!

Sergival disse...

Alô conterrâneo Alcides,
Finalmente hoje sintonizei seu programa Canta Nordeste, e fiquei muito orgulhoso pela música de qualidade, a pesquisa, e principalmente pela alma nordestina.
Está de parabés você e toda a equipe da "rádia" e pode ter a certeza que adicionei a sintonia também em meus FAVORITOS da estima.
Grande abraço,
Sergival.

jose santino cavalcanti disse...

olá seu ALCIDES lembra de mim?josé santino do bairro campo alegre.sou fã seu e de seu programa desde da radia aurora fm.continuo lhe seguindo,um forte abraço.

jose santino cavalcanti disse...

olá seu ALCIDES lembra de mim?josé santino do bairro campo alegre.sou fã seu e de seu programa desde da radia aurora fm.continuo lhe seguindo,um forte abraço.

Gwendolyn Thompson disse...

Vir aqui é um deleite, Alcides!
Não é nenhuma surpresa constatar a beleza de tudo o que você expressa através da arte. Somente uma alma bela e sensível é capaz de passar tudo isso através da música, pintura e literatura.
Você realmente encanta.
Sucessos, luz, amor e paz, sempre,
Beijos, namastê!

Gwen